quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Criando filhos sem tecnologia em 2015!

Aqui em casa temos um regra bem rígida em relação a televisão e celular/tablets e o que me ajuda nisso é a rotina. Eles tem meia hora de TV e celular/tablet por dia, juntando os dois eles gastam apenas uma hora do dia com isso! Claro que temos dias especiais em que eles liberados por mais tempo, em dias de chuva e neve é impossível ser criativa o suficiente para manter eles entretidos o dia inteiro.

Por que eu crio meus filhos vendo o mínimo de TV possível? A gente tem uma vida corrida e o tempo livre que temos normalmente é gasto na frente da TV. Eu sou assim e admito! Sempre que tenho um tempinho livre vou tentar por uma série atrasada em dia (graças a Deus consegui deixar tudo e dia e agora assisto três episódios, no máximo, por dia depois que as crianças dormem).

Rotina é tudo o que você precisa quando quer deixar filhos longe da televisão, criatividade também. hahaha Vivo dando um google atrás de atividades para fazer dentro de casa e que sejam para todas as idades (o lado ruim de ter cinco filhos, o lado bom? Todo o amor recebido pelos cinco). Aqui temos a rotina mais certinha de todos os tempos... com a Melissa e o Joaquim. hahaha

Aqui depois que eles chegam da escola (as 2h45 de segunda a quinta e as 2h na sexta) eles tem um horário meu livre. Eles chegam em casa e vão direto lavar a mão para comer! E ai comem e temos que inventar o que vamos fazer, normalmente algo que combinamos no caminho de volta da escola. E cada dia é uma brincadeira diferente e que incluem mamãe e irmãos mais novos! As vezes eles pedem para ir no parquinho, para ir brincar fora e sempre deixamos. Das 14h as 16h é o horário deles brincarem, sem TV, sem iPhone, sem iPad, sem computador, sem videogame, sem tudo isso. As 16h os dois (Melissa e Joaquim) vão fazer tarefa e arrumar a mochila para o próximo dia! Depois disso, arrumar o quarto (que inclui arrumar a cama, dar uma limpadinha no chão, levar roupa suja para a lavanderia e tudo isso e claro, por enquanto com a ajuda da mamãe). As 18h30 jantamos, sim cedo. hahaha E aí começa a rotina do sono.

As 19h já está todo mundo jantado e aí deixo eles assistirem televisão até as 19h30. E aí 19h30 vão para o banho (15min), lemos um livrinho e até as 20h já tá todo mundo dormindo. Nessa meia hora de TV dos mais velhos (Melissa, Joaquim e Murilo), mamãe e papai dão banho na Cacá e Mabi e as colocam para dormir até 19h30 (e daqui uns dias teremos que dar um jeito de incluir a Cacá nos mais velhos, brincadeira só no meio do ano que vem! Quando ela for para a escola).

E assim é a vida deles! Tem dias que nessa meia hora em que a TV é livre, eles vão brincar de outra coisa. Raramente os três ficam deitados durante meia hora na frente da TV. Em finais de semana, feriado e férias aumentamos o horário de tv e ipad/iphone para uma hora (mas eles só podem escolher um! Nada de gastar três horas com isso. Claro que tem dias que não tem como e que a TV é livre o dia todo.

O Pedro é viciado em tecnologia, vive comprando videogames novos e incluindo as crianças nisso. Elas, mesmo sem muito contato, sabem mexer em tudo que envolve tecnologia muito melhor que eu que mexo sempre!! O Pedro tem o quartinho dele em que tem um televisão só para os videogames dele e ele sempre compra jogos novos para as crianças e eu deixo numa boa eles brincarem, porque eles estão criando um laço com o pai. Mas sem o Pedro brincando com eles, eles não jogam em nenhum videogame! Agora que o Pedro está sem trabalhar e fica o dia inteiro em casa, a Melissa e o Joaquim estão amando e vivem pedindo para brincar. E então, ele decidiu (sozinho!!) que só poderiam jogar se fosse um jogo com bastante movimento (como os de dança) e assim eles já fazem um exercício, mesmo na frente da televisão.

Não sou exagerada!!! Acho que para tudo tem um limite e o daqui de casa muda dependendo do dia. Em dias de chuva e/ou neve é praticamente impossível manter quatro crianças entretidas sem televisão e videogames das 8h as 20h (quando eles não acordam antes das 8h né?). E claro, todo sábado e domingo vemos um filme antes de dormir!! Eles tem contato com tudo que a maioria das crianças tem, mas só que eles tem limites e não ficam o dia inteiro conectados e eu tento ao máximo dar o exemplo e não ficar também. E sendo mãe de cinco é difícil mesmo!! Mas a gente sempre larga tudo pelo celular né? Eu parei de fazer isso. Celulares são proibidos na mesa e a única coisa que queremos na mesa é conversar com os nossos filhos! Na hora da tarefa, nada ligado junto com eles.

A Melissa tem o celular dela por um motivo: ela começou a ir na casa de amigas sozinha e então mamãe tem que ter um contato com ela. E ela só o usa fora de casa (e sim, isso inclui escola) e a mamãe tem total controle sobre ele!! Eu fico muito mais tranquila e sabendo onde ela está sempre. E aí claro que ela tem os joguinhos dela e eu nunca saberei se ela mexer durante aula e essas coisas, mas confiamos que ela não usará. Antes de dar o celular para ela, tivemos uma conversa muito séria sobre ele e para o que ele seria!! Ela conversa com as amigas e tudo, mas ela tem um limite de tempo, inclusive nisso. É ok ela conversar com as amigas e eu deixo! Mas ela não deixará de brincar com os irmãos e primos para fazer isso, entendem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário