terça-feira, 7 de julho de 2015

Escola Waldorf e escola Montessori!

Por aqui eu andava me fazendo muito essa pergunta aí. A única certeza que eu tinha era que a Melissa e o Joaquim continuariam na mesma escola, mas se Murilo mudaria de escola e a Catarina entraria eu não tinha certeza nenhuma. rs Como demos uma super pausa em ter filhos (talvez essa pausa dure para sempre, talvez 5 anos e por aí vai) decidi aproveitar ao máximo as meninas MAS a Catarina quer, e precisa, ir para a escola. O inglês não é dos melhores e quanto antes ela ter mais contato com língua melhor será!

A escola Montessori: o Murilo continuará nessa escola por mais um ano por causa da Catarina mesmo. hahaha Pois a Waldorf já aceita ele esse ano na sala de quem fez 3 anos até 1º de setembro (ele faz aniversário em janeiro) e aí ano que vem a Catarina entra nessa sala de quem fez 3 até 1º de setembro e ele na sala de quem fez 4 até junho e assim conseguimos fazer apenas uma viagem até a escola (no caso, Catarina no preschool e Murilo no prekindergarten). hahaha Mas enfim, vamos para como faremos com essa escola. A Catarina irá apenas 4 vezes por semana, de segunda a quinta, pois achamos que será melhor assim para esses meses inicias! Conversamos na escola e temos a opção de adicionar ela na aula de sexta depois (e poderíamos ir aos poucos, começar com 3 dias, depois 4 e dai finalmente 5 mas achamos que ela já consegue começar com 4). E o Murilo será 5 dias desde o início. A diferença de preço entre 4 dias e 5 dias é de mil dólares, ou seja, super caro. hahaha Pagaríamos $8.350 para a Catarina se ela fosse ficar o ano todo indo 4 dias mas como queremos 5 dias pagaremos $9.335 para ela e para o Murilo! Aqui não é igual no Brasil que você paga escola o ano todo, você paga esse valor no início do ano e aí é sem mensalidade. As aulas começam as 8:30am e terminam as 3pm! O que eles aprendem: são 4 tipos de "aula". A prática onde eles aprendem coisas do dia a dia e desenvolvem a coordenação motora fina e grossa. A sensorial onde eles aprendem cores, pesos, tamanhos, texturas, forma, tato, paladar e coisas assim. A cultural onde eles tem tipo aula de geografia só que com arte, música, teatro e coisas mais infantis e nada teórico. E matemática e linguagem (que sim, são uma só), para os menores a matemática é com blocos para aprendizado dos números e depois a matemática em si e aí com 5 e 6 anos eles introduzem multiplicação e divisão (enquanto no Brasil isso vem lá pelos 7 e 8 anos) e a linguagem é uma "pré" escrita e leitura, é uma aula bem legal muitas vezes com música, outras línguas, poesias e tem também a roda da leitura.

A escola Waldorf: a Melissa e o Joaquim continuaram na escola que eles já frequentavam, que era com o estilo Waldorf.
O Joaquim passou do Kindergarten para First Grade. Aqui tem todas as aulas que ele tinha ano passado. Esse ano ele terá introdução à escrita e leitura, literatura (escrever frases, histórias e poemas e contos de fadas, contos populares e histórias da natureza), aula de teatro (fala e drama), matemática (introdução à adição, subtração, multiplicação, divisão e jogos de matemática, matemática mental e desenho), estudo da natureza, espanhol, artes (pintura, modelagem de cera de abelha, desenho, trabalhos a mão - confecção de malhas), música (cantar, tocar, ritmo), jogos e aulas fora da escola (que eles vão para caminhadas, jardinagem, explorar os arredores da escola e coisas assim).
A Melissa passou da Second Grade para a Third Grade. Aqui tem todas as aulas que ela tinha ano passado. Esse ano ela terá introdução a escrita cursiva, livros de leitura, gramática (fonética e ortografia, introdução a gramática), literatura (escrever histórias e composições), lendas (hebraicas - antigo testamento- e histórias das natureza), teatro (fala e drama), matemática (quatro processos aritméticos, divisão longa, multiplicação, medição, dinheiro), estudo da vida prática (construção de casas, agricultura, jardinagem, roupas), espanhol, artes (pintura, modelagem em argila, desenho, trabalho a mão - crochê), música (catar, gravar, tocar e ritmo), jogos e atividades ao ar livre (3 dias de viagem para uma fazenda bio-dinâmica relacionada com estudos agrícolas e jardinagem).O horário deles é das 8h as 14h (meio por cima por não lembro certinho) e o preço é de $12.320 e tem mais materiais.

Mas é como eu sempre digo, vocês tem que pensar que nós ganhamos me dólar e então é sem conversão. Se fossemos pagar por mês (em 12 meses) seria $1.026,66 para a Melissa e Joaquim, e $777,92 para o Murilo e Catarina, o que seria um preço normal para uma escola particular em uma cidade grande (que não é o caso de Santa Fe). Claro que para nós, que temos cinco filhos, é um super dinheiro mas é um investimento né? Estamos investindo no futuro dos nossos filhos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário